Visualizações na página

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Principais cidades no Pará

Belém:




      Possuindo um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os municípios do norte brasileiro e, nos últimos anos, vem se verticalizando de forma acelerada, pelo fato de não haver mais áreas horizontais, levando investimentos para sua região metropolitanaA cidade exerce significativa influência nacional, influenciando mais de oito milhões de pessoas nos estados do Pará, Amapá e Tocantins seja do ponto de vista culturaleconômico ou político. Conta com importantes monumentosparques e museus, como o Teatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o parque Mangal das Garças, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.
Do topo, em sentido horário: Teatro da Paz; plantas vitória-régia no Museu Paraense Emílio Goeldi; vista da cidade; Mercado Ver-o-Peso e Catedral Metropolitana de Belém.
Ananindeua:
BR-316 passando por Ananindeua   Ananindeua é um município brasileiro localizado no estado do Pará, distante cerca de 19 km da capital do estado. Localizado na Região Metropolitana de Belém, é o segundo município mais populoso do estado, e o terceiro da Região Amazônica.A área insular de Ananindeua, fica ao norte do município, sendo composta por 9 ilhas, são elas: Viçosa, João Pilatos, Santa Rosa, Mutá, Arauari, São José da Sororóca, Sororóca, Sassunema e Guajarina. É formada por inúmeros rios, como o do Maguari, e furos, com o da Bela Vista e das Marinhas, e igarapés (ALMEIDA, A. F, 2008).
Marabá:
 A rainha da metalurgia e siderurgia, banhada pelo Rio Tocantins era até bem pouco tempo uma desconhecida, nacionalmente falando.

Itaituba 
Divide com Santarém pólos regionais tapajônicos, é hoje uma cidade comercial, no passado era a porta dos garimpos do Tapajós.
Castanhal:
 Fica a 70 Km de Belém, nesta cidade começou as culturas de acerola e de mamão papaia no Brasil, coisa de japonês, Castanhal é uma das cidades de forte cultura nipônica no Pará.
Breves:
No sudeste da Ilha de Marajó, foi escolhida para acolher o Hospital Regional, nasceu de uma Sesmaria há mais de 170 anos. Fundada pelos irmãos Breves

Abaetetuba:
 Dizem que a tradicional “amassadeira” de açaí, um engenhoso artefato de produzir a poupa com água mais usada no Pará, Amapá e Maranhão foi criada lá, é um importante centro comercial para as ilhas.
                    Santarém:
A pérola do Tapajós, sempre foi famosa por seu pujante comércio com o baixo amazonas e sua ligação com Manaus pelo rio, virou importante porto agrícola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário