PONTOS TURÍSTICOS DO ESTADO DO AMAPÁ
Fonte:pontos turísticos do estado do Amapá.
O Estado do Amapá por causa de sua localização privilegiada, extremo norte do Brasil, possui diferentes ecossistemas com características amazônica, guianense e oceânica. Isso se traduz em paisagens bem distintas como planície, campos inundáveis, mangues, cerrados e florestas virgens.
Círio de Nazaré:

ará, anualmente, no segundo domingo de outubro.
MUSEU SACACA:



Depois de Cansado é só se deliciar com comidas e sorvetes regionalizados em uma bela praça de alimentação, ainda dentro das dependências do lindo museu.
TRAPICHE ELIEZER LEVY:

Originalmente construído na década de 40, por muito tempo foi o ponto de chegada e saída da cidade. Antes do trapiche, as embarcações aportavam na chamada Pedra do Guindaste, onde hoje está colocada a imagem de São José. Passou por muitas reformas, até ser totalmente reconstruído em concreto armado, constituindo um padrão estrutural permanente, o que contribuiu para melhoria urbanística de Macapá e para

a preservação da história do provo amapaense. O trapiche tem
Mais um lugar para se divertir em família, localizado na zona norte de Macapá no bairro Açaí, o parque aquático “AQUAPLAY PARK” é diversão garantida para crianças; jovens e adultos. Você precisa conhecer.
MUNICÍPIO DE FERREIRA GOMES:

MUNICÍPIO DE PORTO GRANDE:

A atração turística do município de Porto Grande é centrado em um belo balneário e no festival anual do abacaxi, realizado nos dias 16, 17 e 18 de Setembro, onde atrai visitantes de todo o Estado. No Festival do Abacaxi, o Município de Porto Grande (AP), se torna o maior espaço de comercialização do fruto (licor; doce; bombom;...). A programação do evento acontece em uma avenida de 600 m, balneário e arena para show com 200 m².
PARADA PARA DEGUSTAÇÃO:
A culinária do Estado do Amapá assemelha-se a quase todos os Estados da Região Norte, com comidas exóticas e principalmente regionalizadas, como você pode ver abaixo:

MANIÇOBA Os mais tradicionalistas dizem que a preparação ideal dura uma semana. Pega-se a folha da maniva (folha da mandioca) que, depois de moída, deve ser cozida por pelo menos quatro dias. Depois acrescenta-se o charque, calabresa, toucinho, mocotó, orelha e costelas salgadas de porco.

TACACÁ O tacacá é um tipo de sopa, caldo ou consome, servido em cuias e, em muitas cidades da região norte vendido nas ruas pelas "tacacazeiras". São misturados, na cuia, o tucupi, a goma de tapioca cozida, o jambu e o camarão seco. A pimenta é a gosto.
VATAPÁ é influência da culinária africana trazida pelos escravos nos navios negreiros, a partir do século XVI. Com os ingredientes encontrados nesta nova terra e a necessidade de suplementar sua dieta alimentar. Vatapá é um prato típico da cozinha da Bahia, também é muito famoso no Amapá e no Pará, onde a receita sofre variações como a ausência de amendoim e outros ingredientes comuns na versão tradicional baiana.

AÇAÍ OU JUÇARA é o fruto bacáceo de cor roxa, que dá em cacho na palmeira conhecida como açaizeiro. O açaí é um alimento muito importante na dieta nortista, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido no resto do mercado nacional durante os anos oitenta e noventa. Experimente comer com um bom prato de camarão no bafo (cozido só com sal e limão).
BALNEÁRIO DA FAZENDINHA:
Localizado a 16 quilômetros do Centro de Macapá, o balneário tem areia clara e macia protegida pela sombra das arvores. A estrutura conta com bares, restaurantes, palco para shows e playground.
APA DO CURIAÚ:
É um antigo quilombo, formado por descendentes dos escravos levados à região para participar da construção da Fortaleza de São José de Macapá. Localiza-se a 8 km do Centro de Macapá e é dividida em quatro núcleos – Curiaú de Dentro, Curiaú de Fora, Casa Grande e Curralinho. A população local chega a 1500 pessoas. Trata-se de uma região de beleza natural que engloba vegetação da Floresta Amazônica, Cerrado e várzea e é protegida como Área de Preservação Ambiental (APA).
CASA DO ARTESÃO:
O artesanato amapaense é constantemente convidado a participar de eventos no Brasil e exterior. A Casa do Artesão, foi inaugurada pelo Governo do Estado no dia 30 de dezembro de 2005, e facilita a comercialização do artesanato local - e a vida dos turistas, que não precisam ir muito longe. Localizada no Complexo Beira-Rio, já está sendo rebatizada pelos próprios participantes das exposições de 'Shopping do Artesanato'.
PRAÇA DO COCO:
No mais novo cartão postal de Macapá, a Praça do Coco. O empreendimento possui 36 quiosques padronizados e empreendedores qualificados para oferecer um atendimento de excelência. A obra custou cerca de R$ 1,7 milhão, recurso do Estado, e gerou mais de 40 empregos diretos e indiretos.
QUIOSQUES DO COMPLEXO BEIRA RIO:
O complexo é formado por inúmeros bares e restaurantes que dão ênfase a culinária regionalizada. Seus frequentadores ainda podem prestigiar um esporte interessante praticado na orla quando a maré do Rio Amazonas baixa, é o fute lama, futebol na lama, uma modalidade divertida e ao mesmo tempo séria, pois tem até campeonato. O esporte é praticado por crianças, jovens, adultos tanto do sexo masculino , quanto feminino.
FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ:
Administrada diretamente pela Capitania do Grão-Pará e Maranhão, a obra foi iniciada em 29 de junho de 1764. No mesmo ponto em que anteriormente se construíram os redutos de 1738 e 1761, veio a Fortaleza ser erguida estrategicamente na foz, pela margem esquerda do rio Amazonas , onde exerceria as funções de: impedir por esta via, a entrada de navios invasores.

MONUMENTO MARCO ZERO:

Se no mundo existe um meio, ele fica em Macapá. Em poucos lugares você pode se divertir passando metade do dia no hemisfério Norte e outra metade no hemisfério sul. E para ter certeza que está no lugar certo, ergueu-se no ponto zero um monumento que se destaca. Esse e outros atrativos você encontra em Macapá, capital do Amapá.
NOVA CATEDRAL DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ:
A inauguração foi em 19/03/2006 (Dia de São José) e reuniu cerca de três mil pessoas. As obras da igreja foram iniciadas em 1996 e contaram com a contribuição financeira do Governo do Estado, de empresas e fiéis. Destaca-se na construção uma enorme estátua de São José (símbolo de devoção idólatra dos católicos).
TEATRO DAS BACABEIRAS:
Localizado no centro de Macapá, na Praça Veiga Cabral, é o centro das manifestações artísticas e culturais do povo amapaense. Com arquitetura moderna, conta com 703 poltronas em seu ambiente, além de sala de dança, camarins individuais e coletivos, projetores de filmes, tela panorâmica e um palco moderno. É onde podem ser demonstradas algumas das manifestações artísticas e culturais do Estado do Amapá. Ele foi construído entre 1984 e 1990.

Nenhum comentário:
Postar um comentário