FAZENDA CASTANHAL:
A Fazenda Castanhal está localizada no Estado de Roraima, na região da Serra Grande, distante da capital Boa Vista a 50 km viajando pela estrada que dá acesso ao Haras Cunhã Pucá e, 70 km viajando pela estrada que leva cidade do Cantá. Sendo que, viajando pelo percurso de 50 Km (via Haras Cunhá Pucá) terá 50 km de estrada sem asfalto, já pelo percurso de 70 km (via cidade do Cantá) terá 22 km estrada sem asfalto.
ECO PARK:
Localizado numa área de 255 ha, destes, 20 ha de área construída na estrada do Município de Alto Alegre a 30 km da cidade de Boa Vista, com muitas árvores frutíferas, o chamado lavrado de nossa região.
Uma infra-estrutura maravilhosa com campos naturais.
Campos diversos para prática de futebol, vôlei, piscina, sala de lazer, restaurantes, centro de convenções, piscina infantil, passeios de pônei, caiaques e chalés, enfim, toda uma estrutura voltada para o seu lazer e bem estar.
ACQUA MAK:
Localizado a 30 km da cidade de Boa Vista, com uma viagem muito agradável pelo nosso lavrado. Possui uma infra-estrutura maravilhosa com campos naturais. Há diversas opções de lazer, vôlei, piscina, sala de lazer, restaurantes, piscina infantil, passeios, banana boat, caiaques e chalés. Enfim, toda uma estrutura voltada para o seu lazer e bem estar.
MONTE RORAIMA:
O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do Planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima. Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países.
MONTE CABURAÍ:
O Monte Caburaí, com 1 465 metros de altitude, localiza-se na Serra do Caburaí, que consiste na borda de um imenso planalto com mais de mil metros de altitude, que delimita a fronteira norte do Brasil com a Guiana e com a Venezuela. O Monte Caburaí propriamente dito está situado na região do planalto entre o Brasil e a Guiana.
Situando-se no município roraimense de Uiramutã, o Monte Caburaí é disputado como ponto mais setentrional do Brasil juntamente com a nascente do rio Uailã, ambos no estado de Roraima.
TEPEQUÉM:
Saindo de Boa Vista pela BR-174, sentido Venezuela, percorra 102 quilômetros até a Vila Três Corações, vire à esquerda em direção ao município do Amajari (56 quilômetros pela RR-203, atravessando várias terras indígenas). Do Amajari até a Serra do Tepequém são mais 52 quilômetros, também pela RR-203.
Cachoeiras do Paiva, Barata, Sobral, Funil, Laje Preta e Laje Verde (descoberta recentemente), Platô (ponto mais alto do Tepequém), Paraíso das Araras, Enseada da Anta (uma área conservada onde pode-se observar facilmente vários animais, aves e insetos), caminho da Pedra Sabão (local que os moradores retiram a pedra sabão para a criação de peças artesanais), a vila do Cabo Sobral (um ponto alto do turismo, onde são encontradas casas antigas e resquícios do garimpo que foi praticado no Tepequém) e as grunas ou grutas subterrâneas.
Pousada Lauro Gondim Vila do Paiva - Serra do Tepequem Contato: (95) 9112-3736 / 8113-5957
|
Estância Ecológica SESC Tepequém End. Subida da Serra - 3 km da Vila do Paiva telefones; (95) 3621-3775; (95) 3593-1171 / 1174
|
RIO ÁGUA BOA:
Um igarapé de águas límpidas, margeado de vegetação de verde intenso, localizado a 15 km do centro da capital. O acesso pode ser por barco ou pela rodovia BR-174.
PRAIAS DO CAUAMÉ:
A 8 km de Boa Vista, às margens do rio Cauamé, um dos principais afluentes do Rio Branco, surgem praias de verão como Caçari e Curupira. Praias fluviais com águas límpidas, cercadas por vegetação típica da Amazônia. O lugar tem uma boa infra-estrutura de apoio e serviços para receber o seu cliente, além de restaurantes e área para camping.
PRAÇA DAS ÁGUAS:
A Praça das Águas está entre os pontos turísticos mais conhecidos de Boa Vista, com destaque para o monumento Portal do Milênio, construído na chegada do ano 2000. Este local possui praça de alimentação e um espaço reservado à diversão das crianças.
ARTESANATO VELIA COUTINHO:
Este espaço formado por quatro lojas com diversos produtos feitos por artesãos locais pode ser uma ótima opção. Lá encontramos desde peças em madeira, barro, bijuterias, artesanato indígena e todos fazendo referência ao estado.
Em frente a este centro há um palco, que é referência estadual para realização de shows diversos.
PRAÇA AYRTON SENNA:
A praça de 3 km é composta por quadras esportivas, bares, lanchonetes, restaurante, pistas de corrida e caminhada com muitas árvores, tornando local um bom atrativo para famílias e para quem busca vida saudável.
FRONTEIRA COM A GUIANA:
Bonfim e Lethem são duas cidades que compartilham do isolamento do restante de seus respectivos países – uma ao norte do Brasil, no estado de Roraima; a outra no sul da Guiana. Em abril de 2009, a última barreira entre as duas cidades foi transposta com a abertura de uma ponte. A obra, financiada pelo governo brasileiro, deu passagem livre a quem precisava pagar para atravessar o rio Tacutu para tarefas simples como estudar ou fazer compras.
Assim que atravessa a ponte do lado brasileiro para o guianense, o motorista tem de guiar na mão inglesa, no lado esquerdo da pista. Na arquitetura, casas em estilo colonial inglês, distantes umas das outras, dominam a paisagem. Entre uma e outra, lojas: boa parte de propriedade de descendentes de indianos, vendem principalmente produtos falsificados, vindos por contrabando da Ásia, como as camisas polo da marca francesa Lacoste (8 reais, acredite) e os tênis Nike Shox (50 reais).
FRONTEIRA COM A VENEZUELA:
Boa Vista fica a aproximadamente 235km da fronteira com a Venezuela.
O roteiro se torna interessante por conta do visual proporcionado pela vegetação local que se transforma durante o deslocamento passando pelo lavrado (cerrado roraimense), onde é muito comum a presença de tamanduás, tuiuiús e garças (animais típicos da região), até chegar a Gran Sabana (cerrado venezuelano), que se distingue do brasileiro por possuir um relevo acidentado onde predomina um imenso "tapete preservado" e buritizais no horizonte.
A cachoeira de Jaspe fica a 44km de Santa Elena. Nesse atrativo, a avermelhada pedra chamada Jaspe chama a atenção não só pela cor, mas pela formação que parece um imenso calçadão construído pelo homem.
A fronteira é ideal também para compras, tendo em vista que Santa Elena é porto livre, possuindo isenção de impostos, o que torna vários produtos baratos como: bebidas, acessórios eletrônicos, artesanato e outros. Portanto uma boa opção de roteiro para quem gosta de compras.
Para cruzar a Aduana de fronteira, é necessária a apresentação do cartão internacional de vacina, apenas.
GRAN SABANA:
Situada ao Sul da Venezuela, no Planalto das Guianas, a Gran Sabana faz parte de um dos maiores Parques Nacionais do país, o Parque Nacional Canaima, onde fica localizada a cachoeira Santo Angel – ou Kerepakupai-Meru, como prefere o presidente Hugo Chávez -, a cachoeira mais alta do mundo, com 979 metros de queda d’água.
A agência de viagens Roraima Adventures tem pacotes para essa aventura. O pacote inclui transporte desde Boa Vista (ida e volta), guia, seguro-viagem, hospedagens na Venezuela, alimentação e roteiros.
PEDRA PINTADA:
Um sítio arqueológico com pinturas rupestres de centenas de anos, além de outros artefatos. Medindo 40 metros de altura e 60 metros de diâmetro, surgido na Era Mesozóica, períodos do Cretáceo e Jurássico (entre 67 e 137 milhões de anos atrás).
Rocha de granito, com inscrições rupestres no paredão leste. A área foi tombada em janeiro de 1984.
Para se ter uma noção da altura desta rocha, observe o tamanho das árvores. No paredão à direita, inscrições de antigas civilizações. É uma das atrações turísticas mais visitadas.
SERRA GRANDE:
Para trilhar a Serra Grande, O visitante encontrará uma trilha íngreme, terá que caminhar e saltar sobre troncos, pedras, cruzar riachos e ter muita disposição para aguentar as cerca de quatro horas até os 923 metros do topo.
PARQUE ANAUÁ:
Um dos maiores parques públicos da região Norte, o Parque Anauá concentra uma grande variedade de atrativos para os visitantes. Tem uma boa praça de alimentação, quadras de vôlei, basquete e futebol, campo de futebol, kartódromo, pista de aeromodelismo, galeria de artes, forródromo, pista de Cooper, piscinas, parque aquático, além do Horto Municipal, que fica dentro de suas dependências.
Atualmente este parque apresenta problemas de infra-estrutura, por falta de manutenção. Localização: Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, no Bairro dos Estados.